O sexo e a tecnologia nunca estiveram tão relacionados, como nos dias de hoje. Desse modo a internet e os aplicativos de relacionamento tem um grande protagonismo nessa estreita relação. Assim, desde as últimas décadas a sexualidade humana nunca se viu tão influenciada pelos avances da tecnologia.
Em primeiro lugar, vamos expor algumas das principais influências da tecnologia na maneira de entender a nossa própria sexualidade. Além do mais, tanto pelo lado positivo, com grandes vitórias sociais, como negativo na efemeridade das relações interpessoais modernas.
Sexo, tecnologia e sexualidade
De fato, os avanços tecnológicos tiveram um impacto crucias no desenvolvimento da nossa sociedade. Isso ocorreu de maneira natural desde a invenção da roda, até a tecnologia quântica dos supercomputadores modernos.
Desse modo, a sexualidade humana que está presente em praticamente todo os âmbitos da nossa vida, não poderia ser diferente. Por isso, a tecnologia, os aplicativos de relacionamentos e a internet, integram essa nova maneira de encarar a sexualidade do homem contemporâneo.
Internet e sexualidade
Com efeito, embora a internet seja um lugar praticamente ilimitado e a primeira vista, sem regras, ela está composta de todas as informações que representam ao homem. Nesse sentido, se a internet é infinita, também infinito será a quantidade de páginas com conteúdo sexual.
Sendo assim, no estrato social mais jovem, a internet é uma ferramenta já incluída na cultura e na maneira de se relacionar com o sexo. Logo, a pornografia, os sites de relacionamento e as aplicações de relacionamento são responsáveis pelas relações íntimas, cada vez menos duradouras.
A sexualidade e a banalização do conteúdo adulto
Em primeiro lugar, Mesmo que a intenção inicial da internet fosse e de conectar e compartilhar informações, ela também se vê direcionada ao interesse de seus consumidores. Assim, é possível encontrar materiais de conteúdo adulto em distintos formatos e para todos os gostos e interesses. Inclusive nos que dizem a respeito de patologias e transtornos sexuais.
Nesse sentido, um dos danos colaterais ocasionados pela liberdade que oferece a internet está relacionado as patologias e transtorno sexuais. Além de ser um espaço ideal para promover discursos de ódio contra as mulheres e a comunidade LGBTI+.
Sexting
De acordo com a sua terminologia, o sexting consiste da união de duas palavras em inglês: sex e texting. Dessa maneira, o sexting é um dos exemplos mais modernos da relação entre a tecnologia e sexualidade. Nesse sentido, a prática consiste em trocar mensagens com conteúdo sexual e para o público adulto pode ser mais uma maneira de sedução na hora de conhecer pessoas novas.
Contudo, entre os mais jovens essa prática se converteu em um jogo arriscado com consequências sociais graves. Em suma, mesmo que a intenção inicial da prática seja positiva é importante estar atento a todas as suas consequências a longo prazo.