Habitualmente são pessoas emocionalmente intensas e com uma energia genuína que pode ser identificada desde o primeiro contato. Assim são as pessoas com a personalidade hipersensível. Elas possuem um desejo inato de sentir, experimentar, descobrir e são guiadas por uma curiosidade que nasce também a partir dessa sensibilidade.
Por essa razão que esses indivíduos possuem um grande umbral para a criatividade, além de serem extremadamente empáticos com o seu entorno. Contudo, essa sensibilidade está presente também quando se trata de situações desagradáveis. Em outras palavras, nesse grupo de pessoas emocionalmente intensas e sensíveis é bastante comum que tenham relações sociais complicadas e que nem todos s ão capazes de entender o seu caráter.
A personalidade hipersensível e o potencial criativo
É bem provável que em algum momento você já ouviu falar ou se deparou com uma pessoa de personalidade hipersensível. Logo também é possível que se você não tenha esse tipo de personalidade mas que conhece alguém assim, pode vincular a essa personalidade um caráter criativo. Em outras palavras, esse tipo de caráter vinculado a essa personalidade está relacionado a um padrão emocional e de conduta bastante reveladores. Ou seja, essas pessoas possuem uma curiosidade inata pelo aprendizado e quando estão em sintonia consigo mesmas estão dispostas a revelar todo esse caráter criativo e humano.
Além do mais, são dinâmicas, ativas, contudo, justamente pelas suas características as vezes evidenciam uma parte bastante característica de muitos artistas. Em suma, uma inquestionável tendência a crise existencial e a tristeza ou angústia. No final das contas, quem anseia sentir tudo, encontra uma sociedade quase sempre pautada, rígida e normalmente cheia de convenções e ideias conservadoras.
Características da personalidade hipersensível
Apesar de entenderem a si mesmas a partir de uma perspectiva mais racional, normalmente as pessoas com esse tipo de personalidade são rotuladas de diversas maneiras. Por isso, é normal escutar que esses indivíduos apresentam emoções e sensações ambivalentes. Ou seja, por um lado sentem um amplio espectro de emoções de maneira mais vívida e profunda que a maioria.
Desse modo, isso implica que não experimentam apenas a alegria, a conexão e o amor com uma grande intensidade. Como também vivem seus medos, ansiedades e angústias de maneira desesperada. Nesse sentido, é extremamente importante para as pessoas sensíveis saberem moderar os sentimentos negativos.
Entre a empatia e a paixão
Portanto, todo espectro de emoções, tanto positivos como negativos são experimentados com muito mais intensidade. Dessa maneira, até que os indivíduos com esse tipo de personalidade sejam mais maduros, eles ainda terão picos emocionais bastante proeminentes. Ou seja, passando de um estado de intensa felicidade a tristeza profunda.
Contudo, por conhecerem bastante os sentimentos, são naturalmente bastante empáticos. Em outras palavras, a elevada sensibilidade evidência uma maior atividade das regiões cerebrais relacionadas com a consciência, a empatia e a conexão interpessoal.
As relações das pessoas hipersensíveis
Além da extroversão, da liberdade para novas experiências, como também o neuroticismo, a angústia, são características de se esperar em um relacionamento com uma pessoa hipersensível. Isto é, os indivíduos hipersensíveis são como espíritos livres, mas constantemente desestimuladas pela sociedade.
Desse modo, esse fator faz com que as relações com pessoas hipersensíveis seja especial por diversos fatores. Em suma, conectar com esse perfil de personalidade será sempre uma experiência inesquecível em todos os sentidos, tanto no plano emocional como no plano intelectual.