O futuro da nossa sociedade está nas crianças e para preparar os jovens para os desafios da vida a educação é a chave de uma vida equilibrada. Dessa forma a importância da educação na infância é fundamental para o desenvolvimento das pessoas . Isso porque é nesta fase da vida que se lançam as bases para o desenvolvimento futuro da pessoa.
Quando falamos em educação, não nos referimos apenas à aquisição de conhecimentos acadêmicos. O termo educação também inclui a parte não cognitiva, aquela que se refere à formação da criança em valores. Todas as informações que coletamos nos primeiros anos de vida nos ajudam a funcionar no mundo e a nos desenvolver plenamente como pessoas. É por isso que a educação infantil é tão importante.
Qual a importância da educação na primeira infância?
O diálogo construtivo e a paciência são peças fundamentais desse quebra-cabeça, partindo do pressuposto que somos todos diferentes. Ou seja, é nos primeiros seis anos de vida que existem as melhores condições para adquirir as principais ferramentas cognitivas. São elas que nos permitirão desenvolver e enfrentar qualquer situação ao longo da vida. Daí a importância da educação nos primeiros momentos da vida da criança.
Vários estudos revelam que a primeira infância é um período biológico que condiciona a criança para o resto da vida. É o momento em que o cérebro estabelece as bases de seu funcionamento complexo. Portanto, nada mais há do que observar uma criança para perceber o quão longe sua curiosidade pode levá-la a descobrir as coisas ao seu redor. Este grande potencial favorece a aquisição de conhecimento nesta fase.
A educação como caminho para o desenvolvimento saudável de uma criança
A educação não é oferecer coisas prontas ou dar as respostas certas. Trata-se de mostrar-lhes o caminho para que com o que aprenderam sejam protagonistas de suas próprias decisões e de seus próprios erros . Assim, elas construirão e desenvolverão suas personalidades e suas capacidades físicas e intelectuais. Isso contribui para o crescimento pessoal e favorece a integração social e profissional.
Na grande aventura da educação, o papel do professor é muito importante e só não ultrapassa o do seu meio familiar. Desse modo é fundamental que as crianças se sintam protegidas e valorizadas para que o processo educacional, curricular e emocional, seja eficaz. Ou seja, um ambiente saudável permitirá que a criança se torne um verdadeiro motor de desenvolvimento para a construção de sociedades mais justas e equitativas.
Valores que comprovam a importância da educação
Não obstante, existem valores que nos mostram a importância da educação na infância e que sua ausência terá um sério impacto no desenvolvimento futuro. Em primeiro lugar, confiar em si mesmo nos dá a força necessária para enfrentar as adversidades e os problemas do dia a dia, alcançando o sucesso pessoal. Logo poderíamos dizer que a segurança de um lar estável que proporciona as ferramentas certas é uma importante fator para enfrentar diferentes situações. Ou seja, a criança se sente mais segura porque tem confiança suficiente em si mesmo para superar qualquer desafio.
Em síntese, a confiança em si mesmo, assim como em suas próprias habilidades, é a chave para não desistir e alcançar o objetivo. De fato, o alcance dos objetivos que propomos nos permite desenvolver-nos como pessoas felizes e realizadas.
A educação como um direito fundamental
Inicialmente a educação é um direito que os países se comprometeram em garantir. Seja tanto por meio de diversos tratados internacionais, quanto por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Contudo, ainda existe um longo caminho pela frente. Ou seja, para que todas as crianças do mundo possuam os direitos básicos para um desenvolvimento saudável é necessário mais políticas públicas. Devemos como sociedade estar conscientes e operantes diante das desigualdades que são produzidas em países mais vulneráveis. Com efeito, ainda há esperança e a passos lentos, porém constantes, moldaremos a nossa sociedade onde todos possamos viver uma vida plena e feliz.